Bolo de caramelo e canela...e Feliz Natal!

sábado, dezembro 22, 2012


Fazer este bolo foi um desafio para uma cozinheira amadora... um bolo com 3 camadas, creme de merengue, decorado com caramelo e nozes. Mas sou fã de tudo o que tem caramelo, por isso resolvi arriscar e no final valeu bem a pena. O creme de merengue para recheio e cobertura deve ser feito com muito cuidado, seguindo criteriosamente as instruções (como não deixei arrefecer completamente o merengue o creme talhou quando comecei a juntar e bater a manteiga, e tive de repetir...mas cozinhar é isso mesmo, aprender com os erros!).
Comecem por preparar o creme de caramelo, depois o bolo e quando este estiver a arrefecer então preparar o creme de merengue. 

E Feliz Natal!

 Adaptado de : "The Boy Who Bakes", Edd Kimber, 2011

Ingredientes:
  • 40 gr de manteiga sem sal, amolecida, mais um pouco para untar as formas
  • 8 ovos grandes
  • 260 gr de açúcar mascavado
  • 200 gr de farinha com fermento
  • 20 gr de farinha de milho
  • 2 c. chá de canela em pó
  • 1 c. chá de noz moscada moída
  • 90 gr de nozes em pedaços grosseiros 
Para o creme de merengue :
  • 250 gr de açúcar
  • 5 ovos grandes
  • 450 gr de manteiga sem sal
  • molho de caramelo *

Preparação:
  1. Começar por preparar o caramelo, conforme as instruções no final.
  2. Preparar o bolo: pré-aquecer o forno a 180 ºC. Untar e forrar com papel vegetal, também untado, 3 formas redondas com 20 cm de diâmetro.
  3. Numa taça que possa ser aquecida, misturar ligeiramente os ovos com o açúcar. Colocar a taça em banho maria, mexendo sempre, até que o açúcar esteja dissolvido. Remover do calor e bater com a batedeira em velocidade média-alta até que a mistura fique fofa e as marcas da batedeira fiquem marcadas na mistura.
  4. Misturar as farinhas, a canela e a noz moscada numa taça. Deitar 1/3 desta mistura peneirada na mistura de ovos e juntar suavemente. Repetir por mais duas vezes até acabar a farinha.
  5. Derreter a manteiga, juntar um pouco da massa anterior e misturar. Deitar então na massa do bolo e misturar levemente.
  6. Dividir a massa pelas 3 formas e levar ao forno cerca de 15-20 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer dentro das formas. Depois de frios, desenformar e retirar o papel vegetal.
  7. Preparar o creme de merengue: colocar 160 ml de água numa caçarola, juntar o açúcar e levar ao lume médio.
  8. Deixar ferver. Entretanto, colocar as claras numa batedeira eléctrica (de preferência que possa funcionar sózinha) em velocidade média. Quando o xarope atingir a temperatura de 115 ºC, começar a bater as claras a velocidade mais elevada. Logo que o xarope atinja 121 ºC, retirá-lo do calor e adicioná-lo às claras, continuando a bater em velocidade elevada e evitando que o xarope caia directamente nas pás da batedeira. Continuar a bater a alta velocidade até que a mistura arrefeça à temperatura ambiente.
  9. Adicionar a manteiga em pequenos pedaços de cada vez e batendo a velocidade média, até estar tudo bem misturado.
  10. Finalmente, adicionar 2/3 do creme de caramelo e misturar bem.
  11. Para montar o bolo, colocar no prato a primeira camada, barrar com um pouco de caramelo e 1/3 das nozes. Barrar então com o creme de merengue. Repetir esta operação com as outras duas camadas. Barrar a superfície e as laterias do bolo com o restante creme. Colocar as nozes e decorar a gosto com o creme de caramelo.





* Molho de caramelo:
  1. Numa caçarola média colocar 150 gr de açúcar e deixar em lume brando até caramelizar.
  2. Retirar do lume, adicionar cuidadosamente uma pitada de sal e cerca de 63 ml de natas. A mistura vai borbulhar violentamente pelo que a adição deve ser feita com cuidado.
  3. Quando a mistura estabilizar e deixar de borbulhar, adicionar mais 63 ml de natas e 10 gr de manteiga com sal, voltar a colocar no lume e mexer até obter uma mistura lisa e uniforme.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Que bolo divinal, ficou com um aspecto super tentador! Parabéns :)

    Feliz 2013!
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      Feliz Ano Novo!
      Beijinhos
      Lena

      Eliminar
  2. Que pedaço de mau caminho :p
    Adoro canela e caramelo, deve ser um junção bombástica !
    Parabéns (:

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma mistura maravilhosa!
      Beijinhos
      Lena

      Eliminar

Google+ Followers

Following on Google

ABOUT AUTHOR

Subscribe