Gnocchi de espinafres e ricota com molho de tomate e natas

sexta-feira, fevereiro 15, 2013

A palavra gnocco em italiano significa "pequeno alto ou inchaço", tal como quando se bate com a cabeça em algum objecto mais duro.Gastronomicamente falando, os gnocchi, no entanto serão tudo menos um "inchaço". Sejam feitos de batata, sêmola ou de espinafres e ricotta, a sua característica principal é serem leves e macios.

Quando experimentar esta receita de gnocchi com espinafres e ricotta vai sentir que está a comer o recheio de um tortellini mas sem a pasta que o rodeia. O gnocchi pode ser servido com molho, neste caso com um molho de tomate e natas, mas também pode ser servido como bolinhos adicionados a uma sopa, muito comum em Itália, ou mesmo gratinados. Em qualquer dos casos o resultado é delicioso.





Adaptado de: The Essentials of Classic Italian Cooking, Marcella Hazan, Boxtree (MacmillanPub. Ltd),2011

Ingredientes:

450 gr de espinafres frescos ou 285 gr de espinafres congelados
sal
25 gr de manteiga
1 c. sopa de cebola picada finamente
2 c. sopa de presunto ou bacon picado finamente
150 gr de ricota
75 gr de farinha
2 gemas de ovo
115 gr de parmesão ralado no momento
noz moscada

Preparação:

Se usar espinafres frescos, lavá-los bem, escorrê-los e colocá-los numa caçarola com sal. Levar ao lume e deixar cozinhar por alguns minutos, até murcharem. Escorrê-los novamente e picá-los.
Se utilizar espinafres congelados, colocá-los directamente na caçarola e cozinhá-los cerca de 5 minutos. Escorrer, deixar arrefecer e escorrer novamente. Picá-los finamente.

Colocar a cebola e a manteiga numa caçarola e levar ao lume até que a cebola fique dourada. Adicionar o presunto ou bacon e deixar cozinhar 1 ou 2 minutos. 
Adicionar os espinafres, temperar com sal e deixar cozinhar cerca de 5 minutos, mexendo com frequência.
Colocar a mistura numa taça e deixar arrefecer até à temperatura ambiente.
Juntar o ricotta e a farinha e misturar bem.
Adicionar as gemas e o parmesão, temperar com uma pitada de noz moscada, e misturar bem até que todos os ingredientes estejam bem ligados. Acertar o tempero.

Formar pequenas bolas com a massa, de preferência com cerca de 1 cm de diâmetro, pois quanto mais pequenas forem as bolas mais rápidamente cozem e favorecem uma melhor distribuição do molho com que serão servidas. Se a mistura se colar às mãos, passar primeiro as mãos por farinha.




Entretanto, preparar o molho de tomate e natas: colocar numa caçarola 3 c. sopa de cebola picada, 3 c. sopa de cenoura ralada e 3 c. sopa de aipo bem picado, adicionar 600 gr de tomate pelado, 85 gr de manteiga e sal. Deixar cozinhar em lume brando, destapado, durante cerca de 45 minutos. Ao fim desse tempo, transformar em puré com a varinha mágica, levar novamente ao lume, adicionar 100 ml de natas e deixar ferver, em lume brando, cerca de 1 minuto. Rectificar os temperos e está pronto a servir.

Voltar aos gnocchi: levar ao lume uma panela de cerca de 2 a 3 de água com sal e deixar ferver.  Colocar 4 ou 5 gnocchi, deixar ferver novamente e cozer durante 3 ou 4 minutos. Retirar para um recipiente aquecido, colocar um pouco do molho por cima e repetir a operação até terminarem todos os gnocchi.
Deitar o restante molho de tomate, envolver bem, polvilhar com parmesão ralado e servir imediatamente.


You Might Also Like

6 comentários

  1. Nunca fiz gnocchi, mas tenho curiosidade :P estes ficaram uma tentação e com o molho por cima ficaram mesmo a chamar por mim :P Vou levar comigo a receita ehehe

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, é muito fácil de fazer, quer este quer o de batata. E é delicioso, vale mesmo a pena. mais uma vez se mostra que boa comida não tem de ser complicada!
      Beijinhos
      Bom fim de semana
      Lena

      Eliminar
  2. Ficou com um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é mesmo Marisa, vale a pena experimentar (eu sou suspeita pois sou fã de comida Italiana, muito para além de pizzas e pasta...) e recomendo vivamente o livro da Marcella, é um dos melhores que tenho. As receitas são deliciosas, resultam sempre bem e ainda aprendemos muito sobre as tradições da verdadeira cozinha Italiana.
      Beijinhos
      Bom fim de semana
      Lena

      Eliminar
  3. Olá! Gostei muito desta sugestão, ainda nunca experimentei com espinafres, mas acredito que fique divinal!
    Bjs
    paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, fica mesmo muito bom ( a receita dá para 4...e os 4 cá de casa ficaram a olhar para o prato quando acabou...:)).
      Beijinhos e bom fim de semana.
      Lena

      Eliminar

Google+ Followers

Following on Google

ABOUT AUTHOR

Subscribe