Um livro: "The boy who bakes" de Edd Kimber

quinta-feira, fevereiro 07, 2013

"Baking requires skill and perfection, and Edd's got it". Estas são as palavras de Mary Berry, escritora de crítica gastronómica e apresentadora de televisão, juiz no programa de televisão da BBC2 "Great British Bake Off", de que Edd foi o vencedor.


Um livro moderno e inspirador, contendo mais de 80 receitas desde as clássicas até às receitas mais modernas, com um toque de imaginação.

O livro começa com uma introdução de Edd Kimber em que ele nos fala da sua infância e de como nasceu o seu gosto pela cozinha. Tendo sempre presentes memórias inspiradoras de cozinhar scones ou mesmo fazer pão com a sua mãe e a sua avó, o seu interesse pela cozinha e pastelaria foi crescendo, assim como o apetite por novas ideias e novos sabores.

Com um total de 176 páginas, o livro está dividido em 7 capítulos. Logo após a  introdução, vem um pequeno capítulo onde o autor nos dá informações sobre o equipamento básico necessário para poder fazer pastelaria, especialmente importante para quem se começa a aventurar na pastelaria.

O capítulo seguinte é sobre bolos: com 17 receitas que vão desde bolos de camadas, como o bolo de chocolate, o bolo de caramelo e canela (que já aqui apresentámos) ou o bolo Red Velvet, também apresenta receitas de bolos mais pequenos, como os cupcakes de chai e chocolate de leite e os cupcakes de tiramisú, e termina o capítulo com um cheesecake de groselha (de forno).

Segue-se o capítulo de barras e biscoitos: 19 receitas no total, entre Fudge brownies, os tão na moda Macarons (de rosa e framboesa ou de avelã e chocolate), diversas receitas de cookies (chocolat chips, manteiga de amendoim e chocolate de leite, biscoitos sandwich de maracujá), não esquecendo o shortbread, aqui com sabor a mirtilo e macadâmia.

Passamos para o capítulo de pastelaria (17 receitas). Aqui mais uma vez as opções são variadas, e já  apresentámos duas delas: a tartelete de chai e gengibre e a tarte de maçã, noz pecan e mel, duas receitas fantásticas e que nos fazem ter vontade de repetir as restantes.
De entre as 16 receitas de sobremesas do capítulo seguinte, doces para comer com colher, torna-se difícil a escolha, senão vejamos:
"Torta" de pêssego e mirtilo
"Almondine"
Tarte cremosa de banana
Crumble de maçã (individual)
Pavlova de manga e maracujá
Parfait de damasco "crunchy"
Panquecas "Bananas foster"
Mousse de chocolate branco e "matcha"
Chocolat "Pot de crème"
Mousse de chocolate com compota de cassis
Pudim de pão com banana e doce de leite
Pannacotta de "brown sugar"
French toast de coco e queijo creme
Brownie sundae
"Edd'ible mess"
Pudim de brioche com chocolate e banana

O capítulo final é sobre gelados e receitas básicas. Gelado de pipocas, gelado de baunilha, gelado de "matcha" ou sorbet de amora silvestre são algumas das opções.

São apresentadas algumas receitas básicas: molho de chocolate branco, molho de chocolate negro, crème anglaise, crème anglaise com gengibre, creme pasteleiro, creme pasteleiro de chocolate, compotas de fruta, lemon curd, massa folhada, massa para tartes, massa quebrada e uma massa folhada "rústica". Estas receitas, de fácil execução mesmo para cozinheiros menos experientes, são bastante úteis para fazer algumas das receitas apresentadas.

O livro contém um índice por ingrediente e termina com agradecimentos a todos os que de alguma maneira participaram e apoiaram o projecto.

No geral, um livro muito interessante, com as receitas bem explicadas e resultando de acordo com o esperado, onde encontramos criatividade na combinação de sabores.

Contém fotos de praticamente todas as receitas, o que facilita sempre a avaliação do resultado final.
Como limitação, poderemos encontrar dificuldades na aquisição de alguns ingredientes, como por exemplo o pó de "matcha", que não é mais do que o pó de chá verde, e que se adquire normalmente em lojas de produtos orientais.

You Might Also Like

0 comentários

Google+ Followers

Following on Google

ABOUT AUTHOR

Subscribe