Robalo com salsa de tomate e ervas

segunda-feira, março 04, 2013

"Esta é uma bela forma de servir todos os tipos de postas de peixe, desde pargo a robalo, ou mesmo bacalhau. A salsa é, na realidade, um vinagrette morno, por isso, não o aqueça muito. A ideia é apenas encorajar os sabores a ligarem-se, para que trespassem o peixe."   

                                   Gordon Ramsay

 

O peixe é das coisas mais simples de cozinhar, além de ser rápido. Pode comprá-lo já preparado em filetes ou na forma que pretender, no entanto também essa parte não é assim tão difícil. Com uma faca bem afiada, facilmente se transforma um peixe inteiro em 2 bons filetes prontos a cozinhar, como se apresenta neste vídeo.

Ao contrário da carne, o peixe  requer exactidão no tempo de cozedura, e se for cozinhado em demasia ficará mais seco e pastoso. Deve por isso ser cozinhado até à etapa em que a carne acabou de ficar branca ou opaca, em vez de translúcida, e na qual a carne se divide facilmente em lascas individuais. Quanto mais fino for o peixe, mais rapidamente cozinhará. Deverá garantir que a frigideira está bem quente e começar por fritar com a pele virada para baixo (90% do tempo total de cozedura). No último minuto virar e regar continuamente com a gordura da frigideira.

O resultado é uma refeição deliciosa!




Adaptado de: Cozinha sem limites, Gordon Ramsay, Porto Editora, 2013


Ingredientes (para 2 pessoas):

1 robalo, com cerca de 500 gr
Azeite
200 gr de tomate cherry
60 gr de azeitona preta, sem caroço
1 pequeno ramo de coentros
1 pequeno ramo de manjericão
1 limão
sal e pimenta preta 

Preparação:
Começar por preparar os filetes de robalo como explicado anteriormente.
De seguida preparar a salsa:  colocar uma pequena caçarola em lume brando e deitar 3 c. sopa de azeite. Cortar os tomates ao meio e juntar ao azeite. Adicionar as azeitonas (inteiras ou às rodelas, como preferir), temperar com sal e pimenta e mexer em lume brando durante 1 a 2 minutos.
Picar os coentros e o manjericão, reservar um pouco para decorar no final, e mexer para ligar.
Rolar o limão sobre uma tábua de cozinha para amaciar e libertar os sucos, e cortar ao meio. Juntar o sumo de uma metade, mexer e reservar para permitir que os sabores embebam.
É altura de cozinhar o robalo: aquecer uma frigideira de fundo espesso a uma temperatura alta. Entretanto, dar 2 ou 3 golpes na pele do peixe. Colocar um fio de azeite na frigideira e, quando estiver realmente quente, adicionar os filetes com a pele voltada para baixo. Temperar e fritar por 2-3 minutos, até o peixe estar dourado-escuro e a pele estaladiça (deverá observar-se a carne opaca em 2/3 da altura, começando por baixo).
Virar os filetes e cozinhar do outro lado por 1 minuto, regando com o azeite existente na frigideira, até estar pronto.
Servir sobre a salsa de tomate e ervas e salpicar com as ervas picadas.



You Might Also Like

2 comentários

  1. Gostei muito desta sugestão... parece mesmo suculento e apetitoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa adoramos peixe, e procuramos sempre diferentes aromas para adicionar ao sabor do peixe. É muito fácil de fazer e é delicioso!
      Bjos
      Lena

      Eliminar

Google+ Followers

Following on Google

ABOUT AUTHOR

Subscribe