Queques de arando, laranja e amêndoa





Adaptado de: Iguarias Saudáveis, Isidora Popovic, 2010


Ingredientes:

2 ovos
80 gr de açúcar amarelo
50 ml de óleo vegetal
algumas gotas de essência de baunilha
150 gr de farinha sem fermento
2 1/2 c. chá de fermento em pó
raspa fina e sumo de 1 laranja
100 gr de arandos secos

Para a cobertura:
50 gr de arandos secos
1 c. sopa de amêndoa em palitos
açúcar mascavado claro


Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Colocar numa tijela os ovos, o açúcar, o óleo, a raspa e sumo de laranja e bater bem até obter um líquido cremoso.
Misturar a farinha e o fermento numa taça e de seguida adicionar ao líquido.
Juntar os arandos até ficarem bem distribuidos pela massa.
Encher cerca de 2/3 de cada forma com a massa. Espalhar os arandos e a amêndoa por cima e acabar polvilhando com o açúcar.
Levar ao forno durante cerca de 25 minutos, sem abrir o forno durante a cozedura, pois isso pode abater os queques. Quando estiverem prontos deverão estar crescidos e flexíveis ao toque.





São  melhores servidos quentes, mas se forem guardados deverão ser mantidos num recipente bem fechado, no máximo durante 2-3 dias, podendo voltar a ser aquecidos.





22 comentários:

  1. Esses queques estão a chamar por mim :) acho que vou roubar um :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Estes queques ficaram maravilhosos, amei! E devem ser uma autentica delicia :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Sou apaixonadíssima por esse livro... Se nao estão todas as páginas marcadas... Nao anda longe :-) adorei o aspecto, fiquei cheia de vontade de experimentar! Um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro este livro! As receitas são deliciosas e resultam sempre bem!
      Bjos

      Eliminar
  4. Uiii.... Iguarias saudáveis? Nao conheço, mas por estes muffins fico rendida!!
    têm um aspecto fantastico Helena!! E imagino o bons que devem ser!!! Nhamm....
    Levo um par, para me assegurar que sao mesmo bons!!
    :)
    Beijinhos e bom fim de semana!
    Mena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena, este livro tem receitas fantásticas!
      Bjos
      Bom fds

      Eliminar
  5. Parecem tãooooo bons!!! Gosto imenso de arandos e amendoa. Que combinação fantástica.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Que ricos bolinhos!!! Mesmo fofos!

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eram mesmo fofos...nem deu para guardar :)
      Bjos

      Eliminar
  7. Ficaram lindos, Helena! Que maravilha! Levo um!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. hum...têm tão bom aspecto! Devem ser bem saborosos!
    Beijinhos e boa semana
    Paula

    ResponderEliminar
  9. Helena, eu ainda não era seguidora!!
    Como é que é possível?!
    Mil perdões, Helena!!

    Que queques deliciosos! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ana Luísa não tens de pedir desculpa!
      Bem vinda!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Helena,

    Já me tinha feito seguidora com o Blog do Chocolate, agora fiz-me seguidora com o Brisa Maritima !
    É dois em um ! lol
    Espero que não te importes mas é que não estou sempre na mesma conta, sou uma saltitona ! :)

    Esse parece ser um excelente livro e essa receita que nos trazes é convidativa e os queques ficaram com um aspecto delicioso !
    Eu até tenho lá arandos em casa e tudo ! ;)

    Beijinho*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por seguires este meu blogue!
      Também estou a seguir os teus!
      E os queques são realmente deliciosos, experimenta!
      Bjos
      Bom fim de semana

      Eliminar
  11. Estes queques ficaram uns Sr. sedutores!
    O sabor deles deve ser divinal; também posso levar um como está na hora de um cafezinho?


    Beijinhos;

    ResponderEliminar