Hot Cross Buns de Chá Earl Grey e Tangerina | Earl Grey Tea and Mandarin Hot Cross Buns

sexta-feira, abril 15, 2016



Não resisto a preparar massas levedadas. Por isso o desafio do Sweet World da Lia e da Susana foi só o pretexto para preparar esta receita do Paul Hollywood, um pouco diferente dos tradicionais Hot Cross Buns, pois não leva gordura. Têm um ligeiro sabor a Earl Grey e tangerina, são macios e muito leves, e vão bem com manteiga, ainda quentes, ou com uma boa compota. Da história destes pequenos bolos ligada a tradições da Páscoa já se falou aqui, mas podemos sempre apreciar estes deliciosos bolos em qualquer altura! Bom apetite!





Adaptado de | Adapted from:




 










100 Great Breads
Paul Hollywood
Metro Books, NY, 2004



{scroll down for english version}


Ingredientes (para cerca de 9)

500 g de farinha de pão
1 ½ colher de chá de sal
75 g de açúcar
7 g de fermento seco
150 ml de leite gordo
150 ml chá Earl Grey, forte
Raspa de 1 tangerina
75 g de passas

Para as cruzes:
80 ml de água
100 g de farinha
1 ovo



Preparação

1. Coloque a farinha, o sal, o açúcar e o fermento numa tigela. Lentamente adicione o leite e o chá até obter uma massa maleável. Adicione a raspa de tangerina e as passas. Deite a massa numa superfície levemente enfarinhada e amasse bem por 5 minutos, e em seguida, coloque a massa novamente na tigela e deixe levedar durante 2 horas.

2. Forre um tabuleiro com papel vegetal. Divida a massa em pedaços e forme uma bola com cada um dos pedaços. Coloque-os no tabuleiro e deixe descansar por 1 hora.

3. Preaqueça o forno a 200 ºC. Para fazer as cruzes, misture a água, a farinha e o ovo até obter uma pasta lisa, mas consistente, e com ela forme uma cruz na parte superior de cada pão. Coza os pães por 25 minutos até ficarem dourados. Retire do forno. Sirva ainda quentes.










Ingredients (makes about 9)

500 g bread flour
1 ½ tsp salt
75 g sugar
7 g dried yeast
150 ml whole milk
150 ml Earl Grey tea, strong
Zest of 1 mandarin
75 g raisins

For the crosses:
80 ml water
100 g flour
1 egg

Preparation

1. Put the flour, salt, sugar and yeast into a bowl. Slowly add milk and tea until you achieve a pliable dough. Add the mandarin zest and the raisins. Tip out onto a lightly floured surface and knead well for 5 minutes, then put the dough back in the bowl and leave to rise for 2 hours.

2. Line a baking tray. Divide the dough into pieces and roll each one into a ball. Put them on the baking tray and leave to rest for 1 hour.

3. Preheat the oven to 200 ºC. To make the crosses, whisk together the water, flour and eggs to a smooth paste and pipe a cross on the top of each bun. Bake the buns for 25 minutes until golden brown. Take out of the oven. Serve warm.








You Might Also Like

8 comentários

  1. Acabei de tomar o pequeno almoço mas ainda tenho espaço para um destes pãezinhos!

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha! Quentinhos e barrados com manteiga são deliciosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Helena, que maravilhosos buns e com o aroma do chá e da tangerina devem ter ficado super aromáticos. Já estou a imaginar a massa fofa repleta de sabor. Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  4. Helena minha querida,
    Muito obrigada por estes teus lindos Buns!
    Acreditas que tenho esse livro e uso-o muito, mas os buns do livro nunca me chamaram a atenção ou me fizeram ir para a cozinha mas estes teus sim! É engraçado como há receitas que nos livros não nos cativam, mas assim que alguém as faz, ficamos logo com vontade de as reproduzir...
    Um beijinho e muito obrigada pela tua presença no Sweet World,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lia!
      Obrigada pelas tuas palavras. Na verdade, adaptei a receita da original, que incluia fruta fresca, e preferi dar um sabor diferente!
      É um prazer participar neste passatempo!
      Um beijinho!

      Eliminar

Google+ Followers

Following on Google

ABOUT AUTHOR

Subscribe