Frasier ou Framboisier | Frasier or Framboisier

sábado, junho 18, 2016




Um clássico da pastelaria francesa que nos delicia todos os sentidos. Cheio de cor, com uma base de génoise macia e húmida, a fruta desfila pelos bordos do bolo, e é completado com uma camada de creme mousseline bem liso. A versão clássica utiliza morangos, dando origem a um Frasier. Mas podem usar-se framboesas, nesta receita complementadas com um creme mousseline de pistachios e temos este delicioso Framboisier, com o qual participamos no desafio Sweetworld da Lia e da Susana!








Adaptado de / Adapted from: 




Ladurée sucré,
Vários autores, Chêne, 2010



{sorry, no english version today}


Ingredientes (para 8)

Para a génoise de amêndoas:

50 g de manteiga + 20 g para untar a forma
200 g de farinha
6 ovos
200 g de açúcar
50 g de farinha de amêndoas

Para o xarope de limão:

¼ chávena de açúcar
¼ chávena de sumo de limão
1 colher de sopa de Limoncelo

Para o creme mousseline de pistachio:

50 g de pistachios
½ colher de sopa de óleo vegetal
90 g de manteiga amolecida
180 ml de leite inteiro
2 gemas de ovo
50 g de açúcar
15 g de amido de milho

Para decorar:

Framboesas
Pistachios picados
  
Preparação

1. Comece por preparar a génoise de amêndoas: unte uma forma redonda com manteiga derretida e coloque-a no frigorífico para que a manteiga endureça. Peneire a farinha. Derreta a manteiga numa pequena caçarola.

2. Pré-aqueça o forno a 170 ºC. Prepare um banho-maria. Deite o açúcar e os ovos numa tijela e misture-os bem. Coloque a tijela no banho-maria e bata bem a mistura com uma batedeira até que fique morna (cerca de 50 ºC), fique espessa e esbranquiçada, e triplique de volume. Continue a bater por mais 10 minutos. Retire do banho-maria e continue a bater até que a mistura rrefeça.

3. Com a ajuda de uma espátula, incorpore aos poucos a farinha, a farinha de amêndoas e finalmente a manteiga, mexendo delicadamente, até obter uma mistura lisa e homogénea. Polvilhe ligeiramente a forma com farinha, deite dentro a mistura e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.

4. Prepare o xarope de limão: deite o açúcar, o sumo de limão e o Limoncelo numa caçarola, leve ao lume até derreter o açúcar e deixe arrefecer. Entretanto, retire a génoise do forno e deixe arrefecer na forma 5 minutos antes de desenformar e deixar arrefecer completamente sobre uma grelha.

5. Prepare o creme mousseline de pistachio: coloque os pistachios no forno a 150 ºC durante 10 minutos e deite-os numa picadora, junte o óleo e triture até obter uma pasta o mais lisa possível. Reserve até arrrefecer.

6. Aqueça o leite numa caçarola. Deite numa tijela as gemas e o açúcar e bata bem até que a mistura fique esbranquiçada. Junte o amido de milho e misture bem. Adicione  1/3 do leite morno e misture bem com uma vara. Deite a mistura na caçarola onde estão os restantes 2/3 do leite. Leve à ebulição mexendo sempre, retire do lume e deixe arrefecer durante cerca de 10 minutos. Incorpore metade da manteiga. Deixe arrefecer a mistura até à temperatura ambiente, com a superficie coberta com película aderente.

7. Com uma batedeira eléctrica, bata bem o creme até ficar liso. Adicione o creme de pistachios e de seguida a restante manteiga, e bata bem até obter um creme liso.


8. Para montar o framboisier, coloque a génoise numa forma de aro ou num aro. Impregne o bolo com o xarope de limão. Espalhe por cima uma pequena camada de creme mousseline.Junto às paredes do aro coloque as framboesas. Cubra todo o interior com o restante creme mousseline. Leve ao frigorífico por cerca de 2 horas, desenforme e decore com framboesas e pistachios.




You Might Also Like

10 comentários

  1. Ficou maravilhoso, gostei da ideia das framboesas, já namorei esse livro muitas vezes numa loja aqui de Londres, Fortunm and Mason vendem cadernos, canetas e porta chaves da laduree com macarrons ^.^ são tão lindos, como este bolo lindo e o limoncello... yuuumy!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!
      O livro é realmente delicioso, vale a pena comprar!
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Querida Helena,
    Nem imaginas o quanto adoro esta tua versão do fraisier, o framboisier e esse mousseline de pistácios deixou-me a salivar.
    Muito obrigada minha querida, pois adoro as tuas participações sempre tão lindas, completas e deslumbrantemente apresentadas.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lia
      Deixas-me sempre sem palavras com os teus elogios...!
      E um prazer participar, sempre que posso, no desafio do Sweetworld!
      Um grande beijinho!

      Eliminar
  3. Fiquei cheia de vontade de provar uma fatia! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Uma receita que vale a pena experimentar!
      Um beijinho!

      Eliminar
  4. Helena,
    Uma adaptação magnifica e cheio de sabor. Com um aspeto delicioso, um autêntico pecado. Levo a receita, pois apesar de já me ter rendido ao fraisier, esta versão piscou -me o olho.
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana!
      Esta é sem dúvida uma versão bem diferente da clássica, mas igualmente deliciosa!
      Um beijinho

      Eliminar
  5. Olá Helena,

    Cheguei com imenso atraso, mas cheguei! :)
    Este teu Fraisier está super querido e com essa conjugação de sabores imagino que delicioso.
    É diferente e super interessante. Gostei muito das adaptações.
    Muito Obrigada pela participação.

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana
      Obrigada pelos teus simpáticos comentários. Esta é realmente uma versão diferente do frasier :).
      É sempre um prazer participar neste desafio do Sweetworld!
      Um beijinho

      Eliminar

Google+ Followers

Following on Google

ABOUT AUTHOR

Subscribe