Pizza!

sexta-feira, janeiro 27, 2017


Nasceu em Itália. A versão moderna foi criada em Nápoles, embora as primeiras referências a um prato denominado pizza tenham sido encontradas num manuscrito do Séc. X, em Gaeta, uma localidade no Centro de Itália. Este "pedaço de pão achatado, cozido no forno com uma variedade de coberturas" tornou-se num dos mais famosos e populares, senão o mais famoso, pratos do mundo.
Conta a lenda que a Pizza Margherita, um ícone das pizzas, foi inventada em 1889. Preparada com mozzarella, tomate e manjericão, ou seja, as cores da bandeira Italiana, pelo pizzaiolo Raffaele Esposito, a par de outras duas variedades de pizza oferecidas à rainha Margherita de Sabóia quando da sua visita a Nápoles, foi claramente a sua preferida. E o resto é história. 


A massa da pizza é sem dúvida o seu componente mais importante. E as receitas de massa são imensas. Apesar de algumas poderem ser melhores que outras, o que importa no final é aquilo que procuramos: uma massa fina e quebradiça, uma massa mais espessa e esponjosa, ou algo no meio das duas? Aqui apresentamos uma receita (apresentada no MasterChef Australia) que certamente poderá satisfazer as expectativas de quem procura uma massa mais esponjosa e macia, e que pode também ser mais fina dependendo da forma como é esticada antes de ser colocada no forno.

Quanto às coberturas, o limite é a imaginação. Todos os dias pizzaiolos no mundo inteiro encontram novas combinações de ingredientes, utilizando cogumelos, cebolas, pimentos, vegetais e frutas exóticos, carnes frias, os queijos mais variados, marisco e tudo o mais que esteja ao seu alcance. Existem no entanto algumas combinações  clássicas que representam um grande consenso do que melhor sabe numa pizza. Para além da Margherita, já referida, a pizza Marinara, que é preparada com azeite e alho mas sem queijo é uma das mais tradicionais. A pizza Alla Romana, igualmente denominada pizza bianca por não conter tomate, é assim chamada em Nápoles por conter anchovas e, curiosamente, é chamada alla napoletana em Roma e no resto do país...enfim, um paradoxo italiano.

Buon Appetito!!
  




Adaptado de / Adapted from:


Marcella Hazan
The Essentials of Classic Italian Cooking
Boxtree, 2011



{scroll down for english version}


Grau de dificuldade: médio
Tempo de preparação total: 1h 30 min

Ingredientes

Massa de pizza (para 4 a 6 pizzas de cerca de 30 cm, dependendo da espessura)

14 g de levedura fresca (fermento de padeiro)
400 ml de água morna
Cerca de 700 g de farinha (tipo 00 ou 65), mais um pouco para polvilhar
1 ½ c. s. de sal
60 ml de azeite
50 ml de leite

Pizza Marinara (para 2 pizzas de cerca de 30 cm)

700 g de tomate pelado, escorrido e cortado em pequenos pedaços
3 c. s. de azeite, mais um pouco para a pizza no final
6 dentes de alho, sem pele e cortados em fatias muito finas
Sal
1 c. de chá de oregãos secos 
Preparação

1. Prepare a massa de pizza: coloque o fermento numa tigela e dissolva-o completamente em cerca de um quarto da água morna, mexendo constantemente. Adicione a água restante e misture bem.

2. Coloque a farinha na tigela de um misturador equipado com o gancho de amassar. Adicione a levedura e misture, cerca de 1 ou 2 minutos. Adicione o sal e misture por cerca de 5 minutos.

3. Adicione o azeite e o leite e misture durante cerca de 5 minutos.

4. Tire a massa da tigela e amasse-a à mão sobre uma superfície de trabalho, polvilhada com farinha. Se necessário, adicione mais farinha. Cubra com pano, e deixe descansar num local quente cerca de 15 minutos.

5. Corte a massa em pedaços (4 ou 6) e molde cada pedaço em forma de bola. Polvilhe cada bola com farinha e deixe descansar num local quente por cerca de 30 minutos.










6. Estenda cada pedaço de massa com a espessura pretendida, deixando a borda um pouco maior do que o resto.

7. Pré-aqueça o forno a 230 ºC. Prepare a cobertura marinara: coloque o tomate numa panela média juntamente com o azeite, tape e cozinhe por 2 a 3 minutos, destape a panela e cozinhe por mais 6 a 7 minutos, mexendo com frequência, até que o tomate perca quase todo o seu líquido.

8. Espalhe o tomate uniformemente sobre a massa, polvilhe com um pouco de sal, adicione o alho fatiado e regue generosamente com azeite.

9. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, até que a massa fique com um tom dourado. Retire do forno, espalhe um pouco de azeite e sirva imediatamente.







Marinara Pizza
Difficulty: medium
Total time: 1h 30 min

Ingredients

Pizza dough (makes 4 to 6 pizzas, about 30 cm depending on the thickness)

14 g fresh yeast
400 ml water, lukewarm
About 700 g flour (Type 00 or 65), plus more for dusting
1 ½ tbsp salt
60 ml olive oil
50 ml milk

Pizza Marinara (makes 2 pizzas, about 30 cm)

700 g peeled tomato, drained and chopped
3 tbsp olive oil, a little more for the pizza at the end
6 garlic cloves, peeled and very thinly sliced
Salt
1 tsp dried oregano

Preparation

1. Prepare the pizza dough: put the yeast in a bowl and dissolve it completely stirring it with about a quarter of the lukewarm water. Add the remaining water.

2. Put the flour in the bowl of a stand mixer fitted with the paddle attachment. Add the yeast mixture and mix, 1 or 2 minutes. Add the salt and mix for about 5 minutes.

3. Add the olive oil and milk and mix for about 5 minutes.

4. Take the dough out of the bowl and knead it by hand against a working surface, sprinkled with flour. Cover with a towel, and let it rest in a warm spot about 15 minutes.

5. Cut the dough in pieces (4 or 6) and shape each piece into a ball.
Sprinkle each piece with flour and let it rest in a warm spot about 30 minutes.

6. Flatten each piece of dough as thin as you want and you can, leaving the rim somewhat higher than the rest.

7. Preheat the oven to 230 ºC. Prepare the marinara topping: put the tomatoes in a medium sauté pan together with the olive oil, put a lid on the pan and turn the heat to medium. After 2 to 3 minutes, uncover the pan and cook for another 6 to 7 minutes, stirring frequently, until the tomatoes have lost all their watery liquid.

8. Spread the tomato evenly over the top, sprinkle on a little salt, add the sliced garlic and drizzle generously with olive oil.

9. Bake for about 20 minutes, until the dough becomes colored a light golden brown. As soon as it is done, drizzle lightly with olive oil. Serve at once.



Tomato, spinach, olives and mozzarella pizza

You Might Also Like

4 comentários

  1. Respostas
    1. Também eu! E não tão difícil de fazer!
      Obrigada pela visita!

      Eliminar
  2. Adoro pizza caseira, ainda esta semana fiz para o jantar.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar

Google+ Followers

Following on Google

ABOUT AUTHOR

Subscribe