Grão cozinhado lentamente, um ovo escalfado e o toque de Za'atar | Slow-cooked chikpeas on toast with poached egg


Após cozinhar durante 5 horas, o grão fica incrivelmente macio, com um sabor intenso, que só uma cozedura lenta permite. Nos dias seguintes sabe ainda melhor, pelo que pode preparar uma quantidade maior e deixá-la no frigorífico...ah, e fica óptimo acompanhado de iogurte grego! O toque final de sabor é dado pela za'atar, uma mistura de especiarias do Médio Oriente utilizada como condimento e que contém, entre outros, tomilhoorégãosmanjeronasésamo torrado, sumagre e sal. 

E com esta receita participo no desafio do grupo do Facebook Quinze dias com ... Yotam Ottolenghi!




Adaptado de / Adapted from: 

      
           


           Plenty More 
           Yotam Ottolenghi
           Ebury Press, 2014







{scroll down for english version}


Ingredientes (para 4)

220 g grão de bico secos de médio porte, embebido durante a noite em abundância de água fria com 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio de
1 colher de sopa de azeite, mais 1 colher de sopa para empratar
1 cebola média picada (140 g)
3 dentes de alho esmagados
1 ½ colher de chá de polpa de tomate
¼ colher de chá de pimenta de caiena
¼ colher de chá de paprika
2 pimentos vermelhos, médios, cortadas em cubos de cerca de 0,5 cm (180 g)
1 tomate, descascado e picado (300 g)
½ colher de chá de açúcar
4 fatias de pão
4 ovos escalfados
2 colheres de chá de za'atar
Sal e pimenta preta

Preparação

1.Escorra e enxague o grão de bico. Coloque-o numa panela grande, cubra com água fria e leve a lume alto. Deixe ferver, retire a espuma da superfície, e deixe ferver por 5 minutos. Coe e reserve.

2. Coloque o azeite, a cebola, a polpa de tomate, a pimenta de caiena, a paprika e o pimento vermelho num processador de alimentos, juntamente com 1 colher de chá de sal e um pouco de pimenta preta até para formar uma pasta.

3. Limpe a panela onde cozeu o grão de bico, leve ao lume e adicione a pasta. Frite por 5 minutos, mexendo de vez em quando, e de seguida adicione o tomate, o açúcar, o grão de bico e 200 ml de água. Leve a ferver, tape a panela e cozinhe em lume muito baixo por 4 horas, mexendo de vez em quando e adicionando mais água quando necessário para manter uma consistência de molho. Retire a tampa e deixe cozinhar por uma hora: o molho precisa de engrossar, sem tornar o grão de bico seco.

4.Coloque um pedaço de pão torrado em cada prato e deite por cima uma colher de grão de bico. Coloque um ovo escalfado no topo, polvilhe com za'atar e um fio de azeite e sirva.




Ingredients (serves 4)

220 g medium-sized dried chickpeas, soaked overnight in plenty of cold water with 2 tsp bicarbonate of sodium
1 tbsp olive oil, plus 1 tbsp to finish
1 medium onion, roughly chopped (140 g)
3 garlic cloves, crushed
1 ½ tsp tomato purée
¼ tsp cayenne pepper
¼ tsp smoked paprika
2 medium red peppers, cut roughly into 0.5 cm dice (180 g)
1 tomato, peeled and roughly chopped (300 g)
½ tsp sugar
4 slices of bread
2 tsp za’atar
Salt and black pepper

Preparation

1. Drain and rinse chickpeas. Place in a large saucepan, cover with cold water and set over a high heat. Bring to a boil, skim the surface, and boil for 5 minutes. Strain and set aside.

2. Place the oil, onion, tomato purée, cayenne, paprika and red pepper in a food processor, along with 1 tsp of salt and some black pepper: blitz to form a paste.

3. Wipe down the chickpeas saucepan, return to a medium heat and add the paste. Fry for 5 minutes, stirring occasionally, before adding the tomato, sugar, chickpeas and 200 ml of water. Bring to a low simmer, cover the pan and cook on a very low heat for 4 hours, stirring from time to time and adding more water when needed to retain a sauce-like consistency. Remove the lid and cook for a final hour: the sauce needs to thicken without the chickpeas becoming dry.

4. Place a piece of toasted bread on each plate and spoon over the chickpeas. Lay a poached egg on top, followed by a sprinkle of za’atar and a drizzle of oil.



8 comentários:

  1. Uma refeição magnífica Helena e acredito piamente nos benefícios dessas horas de cozedura do grão, pois mais ou menos o mesmo critério se aplica ao hummus feito a partir de grão de bico seco e cuja textura e cor, nada têm a ver com o feito com o grão de lata ou frasco, já pre cozido.
    Um beijinho é bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. O aspecto esta divino, o grão deve ter ficado mesmo muito saboroso
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito saboroso, São!
      Vais gostar!
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Devem ter ficado mesmo tenrinhos esses grãos :) Uma delicia!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito, deve ficar delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar