O método é muito simples: a manteiga, o açúcar e a farinha são utilizados em peso igual ao dos ovos. E embora existam várias versões quanto à ordem de adição, nesta receita mais tradicional de Paul Hollywood começamos por bater bem a manteiga com o açúcar, juntamos os ovos um a um, e de seguida adicionamos a farinha, envolvendo suavemente. O bolo obtido, com uma textura leve, delicado e com muito sabor, é resultado da incorporação de ar na mistura de manteiga e açúcar, e também pela utilização de fermento. Nos Estados Unidos é conhecido por pound cake, e deve a sua origem ao butter cake inglês, o bolo “mãe” de que derivam todos os butter cakes.
Já os sponge cakes são bolos sem gordura, ou eventualmente com um pouco de óleo, como o chiffon, que devem a sua textura ao ar incorporado pela mistura de ovos e açúcar ou claras em castelo.
Não é por isso clara a razão porque se chama a esta receita sponge cake. Designações à parte, sabemos no entanto que o bolo deve o seu nome à Rainha Vitória de Inglaterra, por ser o seu bolo preferido à hora do chá e tradicionalmente é recheado com compota.
O tempo mais quente pede no entanto algo mais leve, e nada melhor do que natas batidas e fruta fresca para um bolo delicioso, com o qual temos o prazer, mais uma vez, de participar no desafio do Sweet World da Lia e da Susana!
Adaptado de / Adapted from:
The Weekend Baker
Paul Hollywood
Penguin Books, 2016
{scroll down for english version}
Grau de dificuldade: média
Tempo de preparação total: 60 m
Ingredientes (para 8-10)
4 ovos
O peso dos ovos em manteiga sem sal, amolecida, mais um pouco para untar as formas
O peso dos ovos em açúcar
O peso dos ovos em farinha
2 c. chá de fermento em pó
200 ml natas para bater
Morangos
Pêssegos
|
Preparação
Preparar o bolo
Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Forre a base de duas formas de 20 cm com papel vegetal e unte as laterais com manteiga.
------------------------
Bata a manteiga e o açúcar até ficar leve e fofo. Adicione os ovos um de cada vez, batendo bem.
------------------------
Adicione a farinha e o fermento e envolva na mistura até incorporar totalmente, mas sem bater muito. Divida a mistura entre as 2 formas de bolo preparadas.
------------------------
Coza no centro do forno por 20 a 25 minutos. O bolo estará pronto quando a parte superior estiver dourada e ligeiramente enrugado nos lados da forma. Deixe arrefecer na forma por alguns minutos antes de passar para uma grade para arrefecer completamente.
------------------------
Decorar
Bata as natas, depois de arrefecidas, até formar picos. Escolha o bolo mais regular para a camada superior e, em seguida, coloque o outro bolo, com a parte superior voltada para baixo, no prato de servir. Espalhe natas batidas sobre a camada inferior e adicione alguns morangos e pêssego, em pequenos pedaços. Coloque o outro bolo por cima, e cubra com natas e frutas.
|
Difficulty: medium
Total time: 60 m
Ingredients (serves 8-10)
4 eggs
The weight of the eggs in softened unsalted butter, plus more for greasing
The weight of the eggs in caster sugar
The weight of the eggs in plain flour
2 tsp baking powder
200 ml whipping cream
Strawberries
Peach
|
Preparation
Prepare the sponge
Preheat the oven to 180 ºC. Line the base of two 20 cm cake tins with parchment paper and lightly butter the sides.
------------------------
Cream the butter and sugar until light and fluffy. Add the eggs one at a time, beating well.
------------------------
Add the flour and baking powder and fold into the mixture until fully incorporated. Divide the mixture between the prepared cake tins.
------------------------
Bake in the center of the oven for 20 to 25 minutes. The sponge is ready when the top is golden and has slightly shrunk from the sides of the tins. Leave to cool in the tins for a few minutes before moving to a wire rack to cool.
-----------------------
Decorate
Whip the cream to soft peaks. Choose the best- looking sponge as your top layer, then lay the other one, top-side down, on your serving plate. Spread the cream over the bottom layer, and then add some strawberries and peach, in small pieces. Place the other layer on top, cover with cream and fruit.
|
É um bolo que nunca me deu para fazer, acho interessante o peso ser igual.
ResponderEliminarEsse ficou lindo .
Olá São!
EliminarObrigada pela visita!
É realmente um bolo simples, e além disso versátil, pois podes adicionar outros sabores...
Um beijinho
Olá Helena,
ResponderEliminarAntes demais muito obrigada pela tua presença no desafio. Trazes sempre propostas muito bonitas e super bem executadas :)
Realmente muito se vê sobre o clássico Sponge, mas, na minha opinião, nem todos os métodos resultam da mesma forma. Não sendo dos meus bolos favoritos, o método que segui desta vez para o desafio mostrou-me um bolo muito mais interessante e bom do que os anteriores que tinha feito.
Sim, este tempo pede frescura e este recheio é realmente o que melhor combina com esta massa.
Gostei muito da tua proposta.
Bjinhos
Susana
Obrigada Susana! É sempre um prazer participar, não só pela preparação de receitas deliciosas, como por todo o conhecimento que ganhamos.
EliminarUm beijinho
Olá
ResponderEliminarAcabei de nomear o seu blog para o Sunshine Blogger Award. Toda a informação no meu post agora publicado em Tertúlia da Susy, obrigada pela atenção e... muitos Parabéns!
Olá Susana!
EliminarObrigada pela visita e pela nomeação :)
Vou participar com muito gosto!
um beijinho