Victória Sponge Cake com Fruta | Fruit Victoria Sponge Cake


O método é muito simples: a manteiga, o açúcar e a farinha são utilizados em peso igual ao dos ovos. E embora existam várias versões quanto à ordem de adição, nesta receita mais tradicional de Paul Hollywood começamos por bater bem a manteiga com o açúcar, juntamos os ovos um a um, e de seguida adicionamos a farinha, envolvendo suavemente. O bolo obtido, com uma textura leve, delicado e com muito sabor, é resultado da incorporação de ar na mistura de manteiga e açúcar, e também pela utilização de fermento. Nos Estados Unidos é conhecido por pound cake, e deve a sua origem ao butter cake inglês, o bolo “mãe” de que derivam todos os butter cakes.

Já os sponge cakes são bolos sem gordura, ou eventualmente com um pouco de óleo, como o chiffon, que devem a sua textura ao ar incorporado pela mistura de ovos e açúcar ou claras em castelo.
Não é por isso clara a razão porque se chama a esta receita sponge cake. Designações à parte, sabemos no entanto que o bolo deve o seu nome à Rainha Vitória de Inglaterra, por ser o seu bolo preferido à hora do chá e tradicionalmente é recheado com compota.

O tempo mais quente pede no entanto algo mais leve, e nada melhor do que natas batidas e fruta fresca para um bolo delicioso, com o qual temos o prazer, mais uma vez, de participar no desafio do Sweet World da Lia e da Susana!


Victoria sponge cake é um bolo de textura leve, delicado e com muito sabor, delicioso recheadocom natas batidas e fruta fresca.



Adaptado de / Adapted from:  














The Weekend Baker
Paul Hollywood
Penguin Books, 2016

Porco com caju, lima e hortelã | Pork with cashews, lime and mint



Só precisa de preparar previamente todos os ingredientes à temperatura ambiente, manter a sua frigideira ou wok bem quente o tempo todo, e esta deliciosa refeição fica pronta numa questão de minutos.

De um dos mais antigos livros de receitas de Nigel Slater, “Real Food”, esta receita encanta-nos pela sua simplicidade e riqueza de sabor. O porco bem tostado combina perfeitamente com o caju crocante e a frescura da menta e do manjericão. Para completar esta explosão de sabores, a raspa e sumo de lima e o molho de peixe dão-lhe um sabor único. É óptimo acompanhado de arroz frito com ovo!




Porco com caju, lima e hortelã: um prato quente e ao mesmo tempo com a frescura do gengibre, da lima, do manjericão e da hortelã.


Adaptado de / Adapted from:  















Real Food
Nigel Slater
Fourth, 1998