Mini moussaka com tzatziki

O moussaka é considerada internacionalmente como o prato representativo da culinária grega, e praticamente todos os restaurantes na Grécia e fora dela têm este prato no seu menú.
O nome moussaka não é uma palavra de origem grega. Provavelmente, a sua origem é árabe. Na Turquia, há um prato chamado moussaka que é um cozido de berinjelas e carne, assim como nalguns países árabes e na Romênia e Jugoslávia também existem pratos com o mesmo nome, que levam berinjelas, mas nada têm a ver com o famoso prato grego. Segundo a famosa escritora e pesquisadora Aglaia Kremesi, imaginava-se que o moussaka tivesse sido inventado no palácio de Topkapi (residência dos sultões) em Istambul (antiga Constantinopla) durante o domínio otomano, mas o certo é que não há registo de como era feito o moussaka antes de meados do século XX, quando o conceituado chef Nicholas Tselementes colocou a receita no seu livro de culinária já utilizando o molho bechamel, que é uma invenção francesa.
Seja qual for a origem, a verdade é que os gregos é que deram a este prato a fama, o sabor e a sua forma actual.
Como todas as receitas gregas, cada região da Grécia e cada pessoa, individualmente, tem a sua forma de a preparar. Cada uma utiliza diferentes temperos e diferentes quantidades de camadas, dando-lhe assim o seu toque pessoal.
A receita tradicional de moussaka não utiliza batatas e é feita apenas com camadas de berinjelas utilizando carne de cordeiro. Actualmente, utiliza-se muito o moussaka com batatas porque fica mais seco, é mais fácil de servir, rende mais e, para alguns, fica mais saboroso.
Existem vários tipos de moussaka, para além do tradicional com beringela:  moussaka com berinjelas e batatas, o mais famoso, moussaka de courgete, que utiliza courgete em vez de berinjelas, moussaka de batatas, que utiliza apenas batatas, moussaka de cogumelos, em que o recheio é de molho de cogumelos em vez da carne...e a lista poderia continuar.

Tzatziki é um acepipe típico da culinária grega, também servido como molho para acompanhamento de pratos de carne, pois a sua acidez ajuda a cortar a gordura da carne. A combinação com esta receita de moussaka é excelente.



 Adaptado de: Le grand livre Marabout de la Cuisine Facile, Vários autores, Hachette Livre (Marabout), 2011


 Ingredientes (para 4 pessoas)

60 ml de azeite
1 cebola média picada
2 dentes de alho esmagados
500 gr de carne picada (tradicionalmente usa-se cordeiro ou borrego, mas aqui usei mistura de carne de vaca e porco)
400 gr de tomate pelado
1 c. sopa de concentrado de tomate
125 ml de vinho branco
1 c. café de canela em pó
1/4 c. café de noz moscada moída
sal e pimenta
salsa picada
40 gr de pinhões
2 beringelas

Para o tzatziki: 560 gr de iogurte grego
130 gr de pepino
1 dente de alho esmagado
2 c. sopa de hortelã picada
2 c. sopa de sumo de limão
Sal


Preparação

 Aquecer 1 c. sopa de azeite numa caçarola larga. Juntar a cebola e o alho e mexer até alourar. Juntar a carne e deixar ganhar cor, mexendo sempre. Juntar o tomate, a polpa, o vinho e as especiarias e deixar ferver. Reduzir o lume e deixar cozinhar cerca de 20 minutos, destapado, até que o liquído evapore.
Deixar arrefecer. Juntar a salsa picada e os pinhões.
Entretanto, cortar as beringelas no sentido do comprimento, em fatias de cerca de 3 mm de espessura. Deitar um fio de azeite numa frigideira e grelhar as fatias de beringela, até ficarem coradas. Deixar arrefecer.
Aquecer o forno a 180 ºC. Untar  formas de muffins com um pouco de azeite e forrar cada uma com as tiras de beringela, soprepondo-as na forma e deixando cerca de 4 cm acima dos bordos. Encher cada uma com o preparado de carne e fechar com  a beringela.
Levar ao forno cerca de 10 minutos. Deixar repousar 5 minutos nates desenformar.

Para o molho tzatziki, começar por colocar o iogurte num pano sobre um passador de rede e apertar bem até perder o soro. Levar ao frígorífico durante cerca de 4 horas. Retirar do frígorífico e rejeitar o líquido, aproveitando apenas o que está no pano.
Descascar e retirar as sementes ao pepino, e colocá-lo dentro de um pano, espremendo bem para retirar o líquido.
Numa taça misturar o creme de iogurte, o pepino, o alho esmagado, a hortelã picada, o sumo de limão e o sal.

Servir o moussaka polvilhado com salsa e o molho à parte.


 

19 comentários:

  1. Olá Helena,
    não conhecia esta sugestão mas vontade não me falta de experimentar, as fotos estão muito bonitas e a explicação é sem duvida uma mais valia.
    Vou levar a receita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sandra!
      Vale a pena experimentar, sem dúvida!
      Bjos

      Eliminar
  2. Eu já provei moussaka, e a versão era muito boa. Há uns anos atrás fiz em casa mas não ficou tão saborosa. Há que testar novas receitas! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também não conheço e nem nunca comi moussaka; mas vendo este teu pratinho tão atrativo fiquei cheia de curiosidade de experimentar!!!

    Muito bom aspecto!

    Beijinhos e uma boa semana;

    ResponderEliminar
  4. Adorei esta moussaka, e o molho nem se fala, fiquei em pulgas para o experimentar :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Ficou um miminho esta versão mini de Moussaka! Adorei.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de moussaka... gostei da apresentação, linda e apetitosa!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18/6/13

    Já ouvi falar deste prato e até já vi na televisão um chef a fazê-lo, mas nunca provei. Parece ser bom e ficou tão bem apresentado!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Muito bom, gostei muito.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  9. Adorei esta versão de moussaka. Já fiz a moussaka com beringela e batata que fica muito boa também
    Vou levar esta receita para experimentar.
    bjs

    ResponderEliminar