E fazer o nosso pão (ver a receita aqui) tornou-se um hábito, quase um vício. Testámos outras farinhas, e continuamos a fazer pão com muito bom sabor e textura, que se consegue manter durante cerca de 2 dias. Desta vez fizémos com farinha de espelta, em substituição da farinha de trigo, e também testámos uma mistura (em partes iguais) de farinha de trigo e farinha de centeio.
O pão de espelta* ficou muito saboroso, um pouco mais adocicado do que o que se obtém com a farinha de trigo normal. Mas o sabor e a consistência do pão de mistura de trigo e centeio são até agora os meus preferidos!
And making our own bread (see recipe here) has become an habit, almost an addiction. We tried other flours, and continue to make bread with very good flavor and texture, it can keep for about 2 days. This time we made with spelt* flour in place of wheat flour, and tested a mixture (in equal parts) of wheat flour and rye flour.
The bread was very tasty, a bit sweeter than what you get with regular wheat flour. But the taste and consistency of brown bread wheat and rye are so far my favorite!
Pão com farinha de espelta | Spelt flour bread |
Pão com farinha de espelta | Spelt flour bread |
Pão de trigo e centeio | Wheat and rye bread |
Pão de trigo e centeio | Wheat and rye bread |
* Espelta é um cereal da família de trigo. O grão tem sido cultivada há séculos, na Europa central e de leste.Tem um sabor agradável e ligeiramente doce , similar ao da farinha de trigo integral. A farinha de espelta tem um pouco menos calorias do que a farinha de trigo e um teor um pouco mais elevado em proteínas e é de fácil digestão.
* Spelt is a cereal grain from the wheat family. The grain has been cultivated for centuries, in both central Europe and the middle east. It has a nutty and slightly sweet flavor, similar to that of whole wheat flour. Spelt has slightly fewer calories than wheat flour and is somewhat higher in protein. The flour is easy to digest.
Eu que adoro pão, adoro todas estas versões e os interiores fantásticos e crostas estaladiças!
ResponderEliminarBeijinhos grandes e boa semana,
Lia.
Olá Lia
EliminarFicaram todos fantásticos, com miolo fofo mas consistente e a crosta estaladiça. Mas o meu preferido em sabor é o de mistura trigo e centeio. A seguir vou experimentar com centeio integral.
beijinhos
adoro usar farinha espelta, ficou fofo e com um aspecto tão bom que delicia.
ResponderEliminarbeijinhos
Olá Sandra
EliminarNunca tinha usado a farinha de espelta, mas o resultado é muito bom!
Beijinhos
Adoro um pão assim com essa crosta.
ResponderEliminarFicaram uma delicia
Boa semana
bj
Obrigado São!
Eliminarbeijinhos
Que lindos que ficaram esses pães, em qualquer das versões. Eu adoro pão, por isso, qualquer um servia. Mas confesso que também sou fã da farinha de espelta, dá um sabor diferente ao pão. A cor está linda e adoro aquela crosta por cima, delicioso, mesmo. Vou levar esta receita comigo. ;)
ResponderEliminarbeijinho.
E é tão fácil de fazer! Agora cá em casa já não querem pão da padaria...:)
EliminarBeijinhos
Adoro pão e adorei esta sugestão. Ficou com ar de começar a comer e acabar apenas quando não houver mais. A crosta tem um aspeto crocante que me faz apetecer trincar.
ResponderEliminarBjs
Acredita que cá em cada acaba num instante!
Eliminarbeijinhos
Eu também adoro pão e estes ficaram lindos mas também sou fã do pão de trigo e centeio.
ResponderEliminarBjs, Susana
Ficou mesmo bom! Experimenta, é tão fácil!
Eliminarbeijinhos
Que pão tão lindo Helena, cada vez mais gosto de fazer pão, uma das grandes maravilhas da cozinha ! :)
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Isabel
EliminarTambém eu, cada vez gosto mais de fazer e temos mais dificuldade em comer pão de compra! Estes ficam deliciosos!
beijinhos
Ah, eu também adoro pão de centeio! Com manteiga ou com chocolate :)
ResponderEliminarBeijinho
Quando era miúda comia pão com chocolate...tão bom!
Eliminarbeijinhos
Que pãezinhos maravilhosos.
ResponderEliminar______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha
Obrigado Telita!
Eliminar