Hamburguer com manteiga | Butter burguer


Suculento e saboroso. É o que esperamos de um hamburguer. E para o conseguir, moemos a carne (numa máquina tradicional, de manivela, como faziam as nossas mães). Adicionámos cebola, molho de soja, e manteiga – sim, manteiga – e cozinhámos os hamburgueres numa frigideira bem quente, apenas polvilhada com um pouco de sal. E se adição da manteiga é fundamental para obter um hamburguer cheio de sabor, uma vez na frigideira deve primeiro ser selado para formar uma crosta exterior e depois ser virado com frequência, sem nunca ser pressionado, para manter os sucos no seu interior e ficar assim bem suculento.
O gosto pessoal determina os acompanhamentos: escolhemos um pãozinho de mistura, adicionámos alface e queijo cheddar maduro. Para finalizar, um relish de tomate, um sabor simultaneamente ácido/doce/picante que combina na perfeição com todos os restantes ingredientes. 




Adaptado de / Adapted from: 



                                            

 Maximum Flavor  
 Kamozawa & Alexander
 Clarkson Potter, 2013 








Mil Folhas de Chocolate

Preparar massa folhada era uma vontade que tinha há algum tempo mas sempre adiada, talvez por sentir ser algo difícil de fazer bem. Mais uma vez, e à semelhança de outras receitas, foi o desafio da Lia e da Susana do Sweet World que me levou a aventurar-me nesta tarefa.

Optei por fazer uma massa folhada invertida, ou seja, é uma massa gorda (a que os franceses chamam “beurre farine”) que envolve a massa e permite obter uma massa folhada mais leve que a receita tradicional. Não é fácil trabalhar esta massa e nem sempre o formato da massa fica perfeito, mas com paciência chegámos lá. Valeu a pena o desafio!




Adaptado de / Adapted from: 






Revista Fou de Patisserie #22