Kaiserschmarrn, as panquecas do Imperador da Áustria



Panquecas," escangalhadas", muito macias e fofas.


Leves e macios, estes pequenos pedaços de panqueca são preparados com uma massa comum para panquecas, com a diferença de que as claras são adicionadas batidas em castelo. Sobre a origem da receita existem diversas histórias, sendo certo que se tornou uma das favoritas do Imperador austríaco Franz Joseph I, que apreciava uma cozinha simples, e se mantém até hoje como uma especialidade da cozinha daquele país. É comum ser servido em restaurantes e cafés, e a receita aqui apresentada é a que podemos provar num dos cafés mais emblemáticos da cidade de Vienna, no Hotel Sacher.

O acompanhamento clássico é a compota de ameixa, mas é excelente servida com um gelado, como sobremesa após a refeição, para um lanche ou mesmo num brunch.




Receita adaptada de:



The Original Sacher Pocketbook of Baking
Graefe und Unzer, 2016




Panquecas," escangalhadas", muito macias e fofas.



Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparação total: 25 min


Ingredientes (para 2)

Para as panquecas

3 ovos
1 c. sopa de açúcar
175 ml de leite
75 g de farinha
½ c. sopa de açúcar baunilhado
½ c. sopa de rum
1 c. chá de sumo de limão
Sal
1 c. sopa de manteiga
1 c. sopa de açúcar



















Para finalizar

Açúcar em pó para polvilhar
1 c. sopa de uvas passas
Compota a gosto (ameixa, laranja ou outra)


Preparação

Prepare as panquecas

Pré-aqueça o forno a 180º C.
Separe as gemas das claras. Adicione 1 c. sopa de açúcar às claras e bata com uma batedeira eléctrica, até obter picos firmes.

Numa tigela misture as gemas com o leite, a farinha, o açúcar baunilhado, o rum, o sumo de limão e o sal, e bata bem até obter uma mistura homogénea. Adicione metade das claras batidas, e misture bem. De seguida, junte as restantes claras e misture delicadamente na massa.

Numa frigideira que também possa ir ao forno, dereta a manteiga. Adicione a massa e deixe cozinhar, e lume baixo, durante 2 ou 3 minutos (o tempo suficiente para cozinhar mas sem que fique demasiado escura). Vire a panqueca, cortando em 4 pedaços se necessário. Leve ao forno durante cerca de 10 minutos para acabar de cozer.

Retire do forno, e ligue o modo grelhador do forno. Usando 2 garfos, desfaça a panqueca em pequenos pedaços. Polvilhe com o açúcar e as uvas passas, e leve ao forno apenas o tempo suficiente para o açúcar caramelizar um pouco, mas sem que as   panquecas fiquem muito escuras.

Retire do forno.

Sirva as panquecas

Divida as panquecas por 2 pratos, polvilhe com o açúcar em pó, e junte uma compota a gosto.







Sem comentários:

Enviar um comentário