"Cozinha sem limites" de Gordon Ramsay

quarta-feira, outubro 02, 2013

'Quero ensiná-lo a cozinhar boa comida em casa. Eliminando todo o trabalho árduo e toda a complexidade, qualquer pessoa pode fazer receitas de crescer água na boca. Vou ajudá-lo a tornar-se um cozinheiro melhor'
                                                                                                            
                                                                                     Gordon Ramsay






Gordon Ramsay não necessita de grandes apresentações. Nasceu na Escócia, em 1966, e passou a juventude em Inglaterra. Após uma grave lesão que o obrigou a abandonar uma promissora carreira de futebolista, resolveu investir num curso de gestão hoteleira. Com um talento natural para a arte da culinária, aprendeu com os mais influentes chefs mundiais, em Inglaterra e em França. Em 1998, com 31 anos, abriu um restaurante com o seu nome, tendo rapidamente sido galardoado com o mais prestigiado prémio no mundo da cozinha de autor – as 3 estrelas Michelin. Hoje, o seu Restaurant Gordon Ramsay continua a ser o restaurante que detém o prémio há mais tempo e Gordon é um dos 4 chefs ingleses que mantêm as 3 estrelas. Em 2006, foi condecorado com a Order of the British Empire, atribuída pela Rainha Isabel II, pelo serviço prestado à indústria culinária. Actualmente, para além de possuir inúmeros restaurantes espalhados pelo mundo, Gordon Ramsay é protagonista de vários programas televisivos, entre eles alguns reality shows. É também autor de inúmeros livros, muitos deles bestsellers, que perfazem até ao momento 36 títulos, sendo o mais recente lançamento, Gordon Ramsay's Ultimate Home Cooking, de Agosto de 2013.


Cozinha sem limites é um livro de 320 páginas, dividido em 11 capítulos e contendo mais de 120 receitas, que finaliza com um índice remissivo e agradecimentos do autor a todas as pessoas que participaram no projecto, directa ou indirectamente.

No primeiro capítulo, a que chama Preparação, o autor fala de alguns princípios básicos a ter em conta quando se começa a cozinhar e ensina-nos um pouco sobre equipamento básico de cozinha e como deve ser adquirido e utilizado.

Nos capítulos seguintes, cada um dedicado a um tema específico, é sempre feita uma pequena introdução, seguindo-se um conjunto de receitas, quase todas elas acompanhadas de excelentes fotografias de pormenor dos pratos. Este é um dos livros do qual mais receitas testei (estão indicadas entre parêntesis, com os respectivos links) e os resultados foram sempre pratos muito saborosos e de fácil execução:

Clássicos com um toque especial



Especiarias


Cozinhar com tempo (blondies)

Cozinhar para uma ou duas pessoas


Pão, bolos e pizzas (bolo de polenta e limão)

Técnicas básicas


As receitas  descritas passo a passo, e com os ingredientes indicados na ordem pela qual são utilizados, facilitam bastante a sua execução. Embora por vezes sejam utilizados termos que não são tão comuns em português, como por exemplo basílico ou folha de loureiro, provavelmente resultado de uma tradução "à letra" da versão inglesa, são receitas fáceis para um cozinheiro amador. Ocasionalmente são propostos ingredientes que também não são comuns no nosso mercado, mas cuja susbtituição por outros não será certamente difícil.

Recomendado para todos os que querem tirar prazer de cozinhar e apreciar comida, este é sem dúvida um livro que nos ensina a fazer boa comida, e do qual continuaremos a trazer propostas. E aguardamos com expectativa o novo livro acabado de editar, Gordon Ramsay's Ultimate Home Cooking.

 

You Might Also Like

4 comentários

Google+ Followers

Following on Google

ABOUT AUTHOR

Subscribe