Chiffon de chocolate e creme de Nutella

Um bolo chiffon é um bolo muito leve, feito com óleo vegetal, ovos, açúcar, farinha, fermento e aromas. É uma combinação entre bolo amanteigado e bolo esponja.

Os elevados teores de óleo e ovos criam um bolo muito húmido, e como o óleo se mantém líquido a baixas temperaturas, o bolo chiffon não tende a endurecer como os outros bolos. É por isso o bolo ideal para coberturas e recheios que necessitem de refrigeração.  Em contrapartida, a ausência de manteiga faz com que o bolo chiffon não seja tão rico em sabor, o que pode ser compensado com um recheio de sabor mais forte.

A sugestão é um creme preparado com Nutella, com o agradável sabor da avelã. Depois de refigerado, este é o bolo ideal para dias mais quentes quando apetece um doce mais leve.


Receita de chiffon adaptada de: The cake bible, Rose Levy Beranbaum, Morrow, 1988


Ingredientes 
  
(todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente)
50 gr de cacau em pó, doce
3/4 de chávena de água a ferver
175 gr de farinha tipo 55
350 gr de açúcar
2 c. chá de fermento
1/2 c. chá de sal
8 c. sopa de óleo vegetal
6 ovos, separados + 4 claras
2 c. chá de extracto de baunilha
1 1/4 c. chá de bicarbonato de sódio
Para o creme:
2 c. sopa de Nutella
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de natas
1 c. sopa de maisena

   Preparação 

Pré-aquecer o forno a 160 ºC. 
Dissolver bem o cacau na água a ferver e deixar arrefecer.
Numa taça média misturar bem a farinha, o fermento, o sal e o açúcar (do qual se retiram 2 c. sopa para mais tarde usar nas claras).
Fazer um buraco no centro da mistura, adicionar as gemas, o óleo, a mistura de cacau e o extracto de baunilha e bater bem até obter uma mistura fofa (leva cerca de 1 minuto).
Numa outra taça começar a bater as claras até terem aspecto de espuma. Adicionar o bicarbonato de sódio e continuar a bater até que se formem picos quando se levantam as pás da batedeira. Finalmente adicionar as 2 c. sopa de açúcar e bater até que fiquem bem firmes.
Adicionar 3 ou 4 colheres de claras à mistura de chocolate, e misturar com uma vara de arames, sem bater muito.
Juntar as restantes claras e misturar apenas até ficarem incorporadas na massa, sem bater demasiado.
Colocar a massa na forma (não untada), bater ligeiramente contra a superfície para evitar bolhas de ar e levar ao forno cerca de 60 minutos, ou até estar cozido, o que pode ser confirmado espetando um palito, que deve sair bem seco.
Inverter a forma e deixar arrefecer completamente.
Com a ajuda de uma faca soltar o bolo das paredes da forma e desenformar.
Preparar o creme: dissolver a maisena no leite, juntar as natas e a Nutella, misturar bem e levar a lume médio até engrossar. Deixar arrefecer e cobrir o bolo com o creme.
Levar ao frigorífico cerca de 2 horas antes de servir.



Gelado de pipocas e caramelo salgado




Ingredientes

350 ml de natas
400 ml de leite (usei leite gordo)
125 gr de açúcar em pó
75 gr de pipocas
4 gemas
1 c. chá de extracto de baunilha

Para o creme de caramelo salgado:
150 gr de açúcar 
1 pitada de sal
125 ml de natas
10 gr de manteiga com sal, amolecida
  
Preparação 

Colocar numa caçarola as natas, o leite, 85 gr de açúcar e as pipocas. Levar a lume médio até levantar fervura. Retirar do lume e tapar a caçarola durante cerca de 1 hora. 
Retirar as pipocas e levar o leite novamente ao lume brando, deixando levantar fervura.
Numa tijela juntar as gemas, o restante açúcar e o extracto de baunilha, e bater bem.
Logo que a mistura de leite levante fervura, deitá-la muito lentamente sobre a mistura de ovos, mexendo constantemente. Colocar então o creme novamente na caçarola e levar a lume médio, mexendo sempre, até que fique espessa.
Numa tijela grande deitar cubos de gelo e água, formando um banho de gelo. Colocar o creme numa tijela mais pequena e colocá-la no banho de gelo. Bater bem até arrefecer.
Colocar película aderente sobre a superfície do creme e arrefecer durante 8 horas.
Após esse tempo transferir para uma taça que possa ir ao congelador e deixar a congelar cerca de 8 horas, mexendo de 2 em 2 horas para quebrar os cristais de gelo que se vão formando (em alternativa usar uma máquina de fazer gelados).
Entretanto, preparar o creme de caramelo: 
Numa caçarola  levar o açúcar a lume médio até que ganhe cor.
Retirar do lume e adicionar cuidadosamente o sal e metade das natas. A mistura vai borbulhar violentamente, pelo que a adição deve ser feita com cuidado.
Após deixar de borbulhar, adicionar as restantes natas e de seguida a manteiga, e misturar bem.
Servir o gelado em taças, com o molho de caramelo por cima.



"Tiramisu, mascarpone & Cie"

O tiramisú é o doce italiano mais conhecido em todo mundo. E parece ter tido origem em Siena, com uma  receita que já apresentámos aqui. A partir da receita base, não é difícil imaginar múltiplas variantes deliciosas: doces ou salgadas, com café ou frutos vermelhos, tipo charlotte ou floresta-negra...e é essa a proposta deste livro.



 


  Tiramisu, mascarpone & Cie, Corine Jausserand, Albuns Larousse, 2001


Este pequeno livro temático, dedicado ao tiramisú e a receitas com mascarpone, apresenta, num total de 62 páginas, 4 capítulos:
  • Tiramisús doces
  • Doces com mascarpone
  • Tiramisús sem mascarpone
  • Tiramisús salgados

No capítulo de tiramisús doces são apresentadas 14 receitas, com o ingrediente mascarpone comum a todas elas, e diversas sugestões de bases, que vão desde o "verdadeiro" tiramisú com palitos de champagne, o tiramisú de framboesas, o tiramisú com creme de castanhas, o tiramisú de manga e côco, o tiramisú com biscoitos de rosas, até aos crepes Suzette "estilo" tiramisú.

Seguem-se no capítulo seguinte 8 deliciosas sugestões de doces com mascarpone, adaptadas de sobremesas clássicas como o crumble de maçã, a tarte banoffee, a tarte de limão ou o floresta negra.

No que respeita a tiramisú sem mascarpone são apresentadas 3 receitas, como é o caso da receita que se supõe ser originária de Siena e já aqui apresentada. Segue-se uma receita de tiramisú muito leve, com ruibarbo e adoçante não calórico, e também um tiramisú com tofu, maracujá e ananás, ideal para os intolerantes ao glutén e à lactose.

E este pequeno livro termina com um capítulo onde são apresentadas 5 receitas de tiramisús salgados, sendo díficil escolher qual possa ser mais deliciosa. Tendo como ingrediente comum mais uma vez o mascarpone, encontramos:
  • tiramisú doce-salgado de foie-gras
  • tiramisú oriental
  • tiramisú de frango-pêra abacate à mexicana
  • tiramisú provençal
  • tiramisú de salmão 

Contendo receitas com descrições rigorosas, de fácil execução, e acompanhadas todas elas de excelentes fotografias que nos dão uma ajuda preciosa na escolha da apresentação e empratamento, este é um livro certamente muito útil para preparar entradas e sobremesas com sucesso garantido!

Vichyssoise de espargos

A vichyssoise, uma sopa francesa clássica de alho francês, batatas e natas, é deliciosa servida bem fria. Mas é também bastante versátil pois podemos combinar o alho francês com outros legumes, como por exemplo courgete, cenoura, agrião, espargos ou mesmo beterraba, e utilizar ervas aromáticas como o tomilho ou a menta...mas a escolha de hoje foi para os espargos, um legume bem desta época do ano, aromatizada no final com um pouco de cebolinho e raspa de limão. Fica óptima acompanhada de fatias de pão torrado com azeite.




Adaptado de: O Novo Vegetariano,Yotam Ottolenghi,Civilização Editora,2012


 Ingredientes (para 4 pessoas)

1 batata média
2 alhos-franceses médios
400 gr de espargos
20 gr de manteiga sem sal
600 ml de caldo de legumes
1 c. chá de açúcar
50 ml de natas gordas
100 ml de iogurte grego
raspa de 1/2 limão
sal e pimenta branca
cebolinho
pão torrado com azeite para acompanhar
 
Preparação

 Começar por preparar os legumes: descacar a batata e cortar em cubos. Cortar as pontas duras ao alho francês e aproveitar apenas a parte branca, cortando-a em rodelas finas. Aparar e deitar fora as pontas lenhosas dos espargos. Cortar em pedaços de 2 cm, reservando as pontas.
Colocar os legumes, excepto as pontas dos espargos, numa caçarola com a manteiga e salteá-los durante cerca de 4 minutos, sem que ganhem cor.
Cobrir com o caldo de legumes e juntar o açúcar, o sal e a pimenta branca.
Levar a ferver cerca de 40 minutos, com a caçarola tapada.
Ao fim deste tempo juntar as pontas dos espargos e continuar a cozinhar durante 10 minutos.
Quando estiver pronta, reduzir a sopa a puré até ficar bem macia. Envolver as natas e metade do iogurte. Deixar arrefecer até à temperatura ambiente e depois levar ao frigorífico.
Colocar a sopa em tijelas. Decorar com uma colherada de iogurte e mexer ligeiramente com a ajuda de um pauzinho de espetada.
Decorar com cebolinho e raspa de limão e acompanhar com pão torrado com azeite.



Vem da Alsácia este bolo chamado "Kugelhopf"

Um bolo com origem na região Francesa da Alsácia, mas também muito comum na Alemanha, Suíça e Áustria. A base é uma massa levedada, confecionada com manteiga e ovos. Na receita Alsaciana original é colocada uma metade de amêndoa em cada gomo do fundo da forma. Também os corintos fazem parte desta receita, mas podem ser substítuidos por frutos cristalizados ou amêndoas.






É normalmente preparado numa forma circular, em forma de coroa e com um orifício tubular, semelhante à utilizada para fazer "Bundt Cakes", tão populares nos EUA.
Tem uma consistência leve e um sabor não muito doce, ideal para acompanhar um chá.





Adaptado de: As 100 mais famosas sobremesas do Mundo,Christian Teubner,Círculo de leitores,1995



Ingredientes

500 gr de farinha

10 gr de fermento de padeiro
1 c. chá de açúcar
125 ml de leite morno
100 gr de corintos
20 ml de rum
180 gr de manteiga
120 gr de açúcar
3 ovos
1/2 c. chá de sal
1 pitada de noz moscada
raspa de 1 limão
2 gemas de ovos
manteiga e pão ralado para preparar a forma
açúcar em pó para polvilhar

  
Preparação 

 Numa tijela colocar a farinha e fazer uma cova ao centro. Partir o fermento em pedaços, dissolver no leite morno, juntar o açúcar e deitar na cova da farinha. Peneirar um pouco de farinha por cima desta massa, tapar com um pano e deixar levedar até a superfície começar a abrir fendas.
Regar os corintos com o rum e reservar.
Bater muito bem a manteiga com o açúcar e os condimentos até obter uma massa fofa. Adicionar as gemas e os ovos aos poucos, batendo bem entre cada adição.
Adicionar este preparado à farinha e misturar bem até obter uma massa mole. Bater esta massa até que se formem bolhas e  se descole das paredes da tijela. Tapar com um pano e deixar levedar até ter duplicado de volume (cerca de 1/2 hora).
Untar a forma com manteiga e polvilhar com o pão ralado.
Escorrer os corintos e eliminar o rum que sobrou. Juntar os corintos à massa levedada, batendo com movimentos de baixo para cima, com a ajuda de uma colher ou uma espátula. Deixar a massa levedar mais uma vez e deitar na forma já preparada.
Alisar a superfície, tapar com um pano e deixar a massa crescer de novo. 







Levar ao forno previamente aquecido a 200ºC durante 45 minutos. Caso a superfície começe a ficar muito tostada, tapar o bolo com folha de alumínio.
Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco, desenformar e virar ao contrário.
Polvilhar com açúcar em pó.




Salada em tons de rosa

E porque hoje é dia 1 temos mais um desafio "Dia Um...Na Cozinha". Desta vez o tema é...saladas. E muito bem escolhido pois por estes dias o calor veio para ficar, e podemos realmente dizer "Bem-vindo, Verão!".

A salada que trago hoje é, além de saborosa, bastante nutritiva. Um dos componentes  é a beterraba, cuja raíz e folhas são bastante ricos em minerais, vitaminas e fibras. Sim, porque as folhas da beterraba também são comestíveis e até têm um sabor agradável. Depois de preparada a salada deve ir ao frigorífico para que fique mais fresca. 

Num desafio colocado a todos os membros do blogue "Cooking World" e iniciado a 1 de Junho de 2013 com o tema "Brownies", as propostas apresentadas foram realmente excelentes, por isso esperamos que desta vez as saladas (ver no final todas as participantes) também nos tragam óptimas ideias de refeições para este tempo mais quente!


Adaptado de: Simply salads, Valérie Lhomme, Hachette livre, 2001



Ingredientes (para 4 pessoas)

4 beterrabas cozidas
 2 cebolas roxas
 4 rabanetes
 2 c. sopa de vinagre
3 c. sopa de óleo de girassol
2 c. sopa de azeite
sal e pimenta de moínho
 1 c. sopa de pimenta rosa 
  manjericão
alface roxa
algumas folhas de beterraba

 
Preparação

 Começar por cozer as beterrabas: colocar num tacho cobertas com água fria (com casca) e juntar uma pitada de bicarbonato de sódio, para ajudara a manter a cor. Leva cerca de 1 hora a cozer, deve ir verificando a cozedura espetando uma faca até bem ao interior.
Retirar a pele das beterrabas. Colocar uma beterraba num copo alto e moer com a varinha mágica até transformar em puré. Deitar o puré sobre um passador fino e espremer até retirar o máximo possível de sumo.
Juntar ao sumo o vinagre, o óleo, o azeite, sal e pimenta e mexer bem.
Cortar as restantes beterrabas em pequenos cubos, envolver bem no molho e reservar. 
Cortar a cebola roxa e os rabanetes em fatias finas.
Juntar a cebola,  os rabanetes e as folhas de manjericão à beterraba e envolver tudo (os rabanetes vão acabar por ficar rosados com o sumo da beterraba, por isso pode deixar algmas fatias para decorar no final e fazer um pouco de contraste de cor).
Colocar num prato as folhas de alface e de beterraba, previamente bem lavadas, e cortadas em pedaços.
Por cima colocar a mistura de beterraba. 
Espalhar por cima os grãos de pimenta rosa.
Levar ao frígorífico para arrefecer e servir.




As saladas do desafio "Dia Um...Na Cozinha":

http://asaventurasdeumamama.blogspot.com/
http://docemaisoumenos.blogspot.pt/
http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/
http://www.obarriguinhascomebem.com/
www.partilhandosaboresereceitas.blogspot.com
http://acozinhadakinhas.blogspot.ch/
Http://www.umapedradesal.blogspot.pt/
http://brisa-maritima.blogspot.pt/
http://ogostopelacozinha.blogspot.pt/
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
http://docesemcasa.blogspot.pt/
http://tachosvspanelas.blogspot.com/
http://thewildkitchenportuguesa.blogspot.pt/
http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/
http://www.receitasparaafelicidade.com/
http://saboresleveslena.blogspot.pt/
http://1toquedecanela.blogspot.pt/