Esta é uma receita bem diferente, ideal para nos aquecer em dias mais frios. Preparada com alho francês e maçã, a adição do queijo Camembert é o toque que a diferencia de uma simples sopa e a torna mais forte em sabor.
Adaptado de: "Entre panelas e tigelas", Heloísa Bacellar, 2008
Ingredientes:
Para o creme:
- 3 maçãs ácidas, de tamanho médio
- 4 talos de alho francês (só a parte branca)
- 1 vagem de baunilha
- 25 gr de manteiga
- 3 chávenas de caldo de galinha
- 1 chávena de natas frescas
- 1 queijo Camembert cortado em cubos pequenos
- sal e noz moscada
Para a finalização:
- 1 maçã ácida
- 50 gr de manteiga derretida
- 1 c. sopa de açúcar amarelo
- 4 fatias de pão integral em cubos pequenos
- 1/4 de c. chá de canela em pó
- 1 c. sopa de salsa picada
- sal e pimenta-do-reino
Preparação:
- Começar por preparar o creme: descascar e cortar o alho francês e as macãs em fatias finas. Dividir a vagem de baunilha ao meio no sentido do comprimento, raspar as sementes e reservá-las para a finalização.
- Numa panela grande, aquecer a manteiga.Juntar o alho francês, as maçãs, sal e noz moscada e esperar murchar em lume brando. Acrescentar o caldo e a vagem de baunilha e cozinhar cerca de 10 minutos, até amaciar. Triturar com a varinha mágica até obter uma consistência cremosa, e caso fique muito espessa deite um pouco mais de caldo de galinha. Juntar as natas e levar ao lume cerca de 2 minutos. Adicionar o queijo, ajustar o sal, retirar a vagem de baunilha e reservar.
- Para a finalização, cortar a maçã em cubinhos de cerca de 1 cm e dourar numa frigideira com metade da manteiga. Juntar as raspas da vagem de baunilha e retirar do lume.
- Aquecer o forno a 180 ºC e espalhar os cubos de pão num assadeira. Juntar a restante manteiga, o açúcar, a canela, o sal e a pimenta, misturar bem e levar ao forno para dourar cerca de 5 minutos. Deixar arrefecer na assadeira, misturando de vez em quando para não colar.
- Na altura de servir, colocar em cada prato uma parte de sopa bem quente, um pouco de salsa picada e os cubos de maçã e pão.
É muito importante a escolha da maçã a utilizar pois determina o equilíbrio entre o sabor mais adocicado do alho francês e a acidez da fruta. Poderá utilizar maçã starking ou reineta. Neste último caso a quantidade a utilizar deve ser inferior.
Sem comentários:
Enviar um comentário