Iniciou em 1958 a sua carreira televisiva, ao apresentar o mais popular programa culinário de que há memória no país, num estilo muito particular em que priviligiava o directo e o improviso, e onde transmitia a sua paixão pela cozinha alentejana. Ao longo de 12 anos, o programa ganhou inúmeros admiradores, e o sucesso levou Maria de Lurdes Modesto a estudar a cozinha francesa e as tradições gastronómicas portuguesas.
Escreveu vários livros de cozinha portuguesa, dos quais se destacam a Grande Enciclopédia da Cozinha, Cozinha Tradicional Portuguesa (o livro de culinária mais vendido em Portugal, também com uma versão em Inglês) e Receitas Escolhidas. O seu nome está ainda ligado à tradução e edição de inúmeras obras estrangeiras.
{scroll down for english version}
"Receitas escolhidas", 1978, Editorial Verbo, Lisboa |
O livro "Receitas escolhidas" é o "meu" livro de cozinha. Comprei-o quando tinha 16 anos, depois de juntar algum dinheiro (já não me lembro quanto custou...) e foi o meu primeiro livro de cozinha. Foi com ele, e a preciosa ajuda da minha mãe, que aprendi a cozinhar. E ainda hoje, quando me surge uma receita ou técnica de que não tenho experiência, é o primeiro livro a consultar. É também o único livro que guardo na cozinha, para estar mais à mão.
Mais do que um livro de receitas, é um guia de alimentos, de técnicas básicas para a sua preparação, dicionário gastronómico, e ainda um guia de receitas básicas para podermos criar as nossas próprias receitas com sucesso.
O livro teve várias reedições, a mais recente em 2013. Uma reedição que mantém tudo o que de bom têm as versões anteriores mas adaptada aos novos tempos. Contendo um maior número de fotografias e ilustrações explicativas das diversas técnicas, é sem dúvida uma edição enriquecida no seu conteúdo. Este é pois um livro indispensável em qualquer cozinha!
"Ora sendo este livro a continuação do bem-amado que conhecemos há já tanto tempo, preservei o que sei ter sido sempre do agrado da dona de casa e do amador curioso. Sem alterar a sua estrutura mas atendendo às enormes mudanças que a cozinha tem sofrido nas últimas décadas, este livro espelha actualidade – sem com isso pretender imitar os chefes estrelados. "As Receitas Escolhidas" tanto contempla a cozinha dos nossos antepassados na sua simplicidade como a cozinha do wok - sem que fique de olhos em bico! Espécie de caderno de receitas do dia-a-dia, "As Receitas Escolhidas" permitem, dada a forma como o livro está organizado, planear uma refeição completa em três tempos. E não é necessário ler exaustivamente todas as receitas de tarte quando decidimos por uma tarte fria."
Maria de Lurdes Modesto
"Receitas escolhidas", 2013, Editorial Verbo, Lisboa |