Paella de Marisco


Uma deliciosa paella, preparada com camarões, lulas e mexilhões.


A paella é um prato excelente para receber amigos. Todos sabemos como inevitavelmente acabamos a beber e a comer na cozinha quando recebemos alguém em nossa casa. Por isso esta receita é uma óptima opção: com todos os componentes da paella previamente preparados, todos se juntam à volta do lume a tomar um aperitivo, ao mesmo tempo que vamos cozinhando a paella.
O segredo do sucesso deste prato está em escolher bons ingredientes, nomeadamente um arroz de grão curto indicado para paella, e em preparar um bom caldo de marisco, utilizando as cabeças dos camarões esmagadas. Depois de adicionado o caldo ao arroz, este não deve mais ser mexido, e deverá manter-se no lume até estar praticamente cozido, sem deixar cozer demasiado, à semelhança do que se faz com o risotto. Depois de retirar a paellera do lume e tapar durante alguns minutos, o arroz secará um pouco e ficará com a consistência desejada: nem caldoso nem demasiado seco. E não deixem de provar o arroz que fica no fundo da paellera, mais crocante! É delicioso!


Receita adaptada de:



Creme de beterraba com almôndegas de queijo de cabra e cebolinho




Uma sopa cremosa de beterraba, com natas, e pequenas almôndegas e queijo e cebolinho


Se há par que resulta particularmente bem, é o queijo de cabra com a beterraba. Ela adocicada e ele de sabor forte, por vezes picante e ligeiramente ácido. Por isso esta sopa cremosa é tão boa, pois os sabores contrastam de forma harmoniosa. 
O queijo é colocado na forma de pequeninas almôndegas, e o creme é finalizado com o cebolinho. Sugerimos que a experimentem quente, mas também é deliciosa bem fria – uma sugestao para o próximo verão.



Receita adaptada de:




Le Grand Livre Marabout de la cuisine des lègumes
Vários autores
Hachette Livre (Marabout), 2011


Tarte de Noz Pecan com Tâmaras e Chocolate



Uma deliciosa tarte de noz pecan , a famosa sobremesa Americana, com uma massa de chocolate e um recheio adoçado com tâmaras


A noz pecan tem um sabor suave, bem característico, e é um excelente ingrediente para receitas doces ou salgadas, algumas bem saborosas que já aqui apresentámos. Lembro-me particularmente da Tarte de maçã, noz pecan e mel, com um excelente equilíbrio entre o ácido das maçãs, o doce do mel, e o crocante das nozes pecan.


A pretexto de mais um desafio do SweetWorld, das queridas Lia e Susana, adaptámos uma receita de tarte de noz pecan sugerida pela Popina, um dos nossos livros favoritos para receitas de tartes (sejam elas doces ou salgadas) e do qual também já falámos em detalhe aqui. A este doce tradicional da cultura gastronómica Americana, adicionámos chocolate na preparação da massa, sendo parte da doçura do recheio dada por uma massa que contém tâmaras, resultando numa deliciosa tarte, não muito doce e com pequenos pedaços de noz que lhe dão a textura perfeita. Não desfazendo das nossas nozes, a noz pecan é realmente um ingrediente muito bom para ter à mão nas nossas cozinhas.



Receita adaptada de:




Iguarias Saudáveis

Isidora Popovic 

Mel Editores, 2010


Cheesecake com compota de ameixa e azeite aromatizado




Cheesecake com compota de ameixa e azeite aromatizado



Um cheesecake desconstruido, onde cada um pode equilibrar os vários sabores e texturas a seu gosto, é a proposta de Ottolenghi, nesta receita simples, e que deve ter em conta o tempo para preparação: é que a mistura de queijos precisa de algumas horas de frio para ganhar uma boa consistência. Quanto aos restantes elementos, podem também ser preparados em avanço, e são bastante versáteis, podendo utilizar outros ingredientes da sua preferência.



Receita adaptada de:


Yotam Ottolenghi
Ebury Publishing, 2014



Pan Bagnat




Sanduiche com presunto, mozzarella, pimento assado, tomate seco, courgete e tapenade.


Pan bagnat é um clássico da cozinha da Provença, e não é mais do que uma salada Niçoise em forma de sanduiche. Mas nesta versão adaptada por Gordon Ramsay os ingredientes são um pouco diferentes: mozzarella, presunto, pimento assado, tomate seco e courgete, mantendo como base a tapenade.

Conseguimos assim, utilizando bons ingredientes, em particular um bom pão, e de uma forma fácil e rápida preparar sanduiches com uma combinação de sabores e texturas muito saborosa, adaptável a várias ocasiões.


Utilizando um pão grande, ou usando pães mais pequenos, esta é uma excelente proposta para levar para a praia ou para um piquenique!


Receita adaptada de:


Gordon Ramsay

Hodder & Stoughton, 2013



Camarão salteado em molho picante




Camarão salteado em molho de feijão picante (Toban Djan), aromatizado com alho e gengibre.



Preparado com uma mistura especial de chillis e feijão fermentado, o molho utilizado nesta receita de camarão picante, conhecido por Toban Djan, é originário de Sichuan, uma região do sudoeste da China conhecida pela sua cozinha rica em sabores picantes.

A adição de alho e gengibre dá a este prato um sabor pungente, e a combinação com o molho picante resulta num prato rico em aromas e sabores, muito simples de preparar, e que acompanha particularmente bem com arroz.




Receita adaptada de:




Peixe e marisco – do mar para a mesa
Vários Autores
Parragon, 2012



Salada de queijo de cabra e cereja | Chèvre and cherrie salad



A combinação clássica de cereja e queijo de cabra resulta particularmente bem nesta salada, com as cerejas maceradas e a gremolata de amêndoa e manjericão a transmitir frescura, sabor intenso e textura. Uma excelente proposta para uma refeição de verão. 




Salada de queijo de cabra com cerejas e amêndoas, aromatizada com limão e manjericão.


Adaptado de / Adapted from:  



Diana Henry
Mitchell Beazley, 2014



{scroll down for english version}



Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparação total: 45 m




Ingredientes (para 6)


400 g de cerejas
1 c. sopa de conhaque ou grappa (opcional)
2 c. sopa de vinagre balsâmico branco
4 c. sopa de azeite extra-virgem
1 c. sopa de suco de limão






40 g de amêndoas sem pele
Raspa de 1 limão
1 dente de alho bem picado
Cerca de 12 folhas de manjericão





150 g de queijo de cabra, em pedaços
125 g de alface ou qualquer outro verdura
1 c. sopa de vinagre balsâmico branco
3 c.  sopa de azeite extra-virgem
Sal e pimenta



Preparação

Para as cerejas

Prepare as cerejas para macerar. Retire-lhes o caroço e coloque-as numa tigela com todos os outros ingredientes, mexa e reserve cerca de 30 minutos a 2 horas.

------------------------

Para a gremolata

Torre as amêndoas numa frigideira até que estejam douradas. Deixe arrefecer. Adicione a raspa de limão, o alho e o manjericão e pique tudo finamente com uma faca afiada.

------------------------

Para a salada

Misture o queijo de cabra com as folhas de verdura, o balsâmico branco, o azeite e o restante tempero. Coloque numa travessa ou divida entre pratos. Espalhe por cima as cerejas com os sucos da maceração e depois a gremolata. Sirva imediatamente.








Salada de queijo de cabra com cerejas e amêndoas, aromatizada com limão e manjericão.



Difficulty: easy
Total time: 45 m


Ingredients (serves 6)


400 g cherries
1 tbsp brandy or grappa (optional)
2 tbs white balsamic vinegar
4 tbsp extra virgin olive oil
1 tbsp lemon juice



40 g blanched almonds
Finely grated zest of 1 lemon
1 garlic clove, very finely chopped
About 12 basil leaves



150 g chèvre, crumbled into chunks
125 g lettuce, or any other greens
1 tbsp white balsamic vinegar
3 tbsp extra virgin olive oil
Salt and pepper


Preparation

For the cherries

Prepare the cherries so they can macerate. Pit them and put into a bowl with all the other ingredients for the cherries, stir and leave for anything from 30 minutes to 2 hours.


------------------------


For the gremolata
Toast the almonds in a dry frying pan until they are golden. Leave to cool. Add the zest, garlic and basil and chop finely with a sharp knife.


------------------------


For the salad
Toss the chèvre with the leaves, white balsamic, olive oil and seasoning. Arrange on a platter or divide between plates. Scatter the cherries over with their macerating juices, and then the gremolata. Serve immediately.






Salada de queijo de cabra com cerejas e amêndoas, aromatizada com limão e manjericão.

Mousse de chocolate ... no forno | Baked chocolate mousse


Preparar uma mousse de chocolate e levar ao forno, até cozer nos bordos e deixando o meio ainda húmido. Este é provavelmente um dos melhores bolos de chocolate que já comi. E sendo uma receita tão simples, a qualidade do chocolate utilizado é determinante para o seu sabor, por isso utilize uma boa marca de chocolate em barra. É delicioso acompanhado de uma bola de gelado, a seu gosto. Eu gosto particularmente do tradicional sabor a baunilha mas um sorvete de morango ou limão também combina muito bem.




Adaptado de / Adapted from:  



{sorry, no english version today}


Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparação total: 45 m


Ingredientes (para 8-10)


·       175 g de chocolate 60% cacau (no mínimo)
·       140 g manteiga sem sal, à temperatura        ambiente
·       7 ovos
·       210 g de açúcar
·       35 g de cacau em pó


Preparação


Pré-aqueça o forno a 210 ºC. Unte uma forma  de 20 cm e polvilhe com farinha.

------------------------

Derreta o chocolate em banho-maria. Quando estiver quase todo derretido, retire do banho-maria e adicione a manteiga. Misture delicadamente até a manteiga estar totalmente incorporada no chocolate. Reserve.

------------------------

Separe gemas das claras. Bata as gemas com 150 gramas do açúcar até formar um creme  claro. Adicione o chocolate ao creme de gemas, adicione o cacau em pó e misture delicadamente. Reserve.

------------------------

Bata as claras em castelo. Quando as claras começarem a crescer, junte o restante açúcar (60 gramas) e bata até formar um suspiro liso e brilhante. Junte as claras por 3 vezes ao creme de chocolate e gemas, levantando sempre a massa com uma espátula para que não perca volume.

------------------------

Coloque a massa na forma até 1 cm da borda  e leve ao forno por 20 a 25 minutos. O meio do bolo permanece húmido e um pouco crú. Pode ser servido quente ou à temperatura ambiente. Sirva na própria forma.